Páginas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Índia Saudável

Além de saborosa, a comida indiana é uma boa pedida para quem se preocupa com a saúde. Com características terapêuticas, as especiarias, que são ingredientes fundamentais da culinária asiática, ajudam na digestão e a regular e estimular o apetite.

Segundo o chef Ravi Shinde, que comanda a cozinha do Swadisht Cozinha Indiana, as especiarias vão além de agregar sabores e aromas. “Algumas delas têm propriedades medicinais específicas que são úteis no trato de pulmões, cabeça ou aparelho digestivo”, explica Ravi que utiliza temperos vindos diretamente da Índia na preparação dos pratos do cardápio do restaurante.

O cardamomo regula a quantidade de ácido no estômago. Auxilia no metabolismo do açúcar e é antioxidante. Também é indicado como expectorante, uma opção para o tratamento de resfriados e gripes. Uma das propriedades do cardamomo é destruir bactérias ligadas a úlceras estomacais e gastrite.

Já a canela, usada tanto em pratos doces como salgados, é estimulante digestiva, usada também no tratamento de sinusite, gripe e dores de garganta. É analgésica, desintoxicante e expectorante.

O cúrcuma – tempero tipicamente oriental – é um excelente antibiótico natural para quem sofre de náuseas, febre, queimaduras, dores de cabeça ou doenças oculares. Purifica o sangue e deve ser usado em alimentos com bastante proteínas. De características amadeirada, amarga e doce, suaviza pratos pesados.



O coentro, tanto em semente quanto na forma integral ou em pó, é um dos ingredientes mais utilizados na Índia, sendo essencial no preparo das masalas, a mistura de especiarias. É considerado um ingrediente nobre, pois é responsável por perfumar os pratos. É bom para constipações e limpam e descongestionam o fígado. Também é indicado no tratamento da ansiedade, insônia e para complicações no baço e nos rins.

Outro bom analgésico e expectorante é o gengibre. Indicado para casos de gripe, indigestão, vômito, dores abdominais e dor de cabeça é usado fartamente como tempero. Também é indicado para problemas no fígado, anemia ou reumatismo. Este tempero é essencial na culinária indiana por ser usado como conservante de alimentos.

A pimenta, moída ou em grão, é um ingrediente comum em uma grande variedade de pratos. Ela está associada à redução de problemas cardíacos e no tratamento de dores reumáticas.
Além de dar um sabor todo especial nas preparações, tornando os pratos mais atraentes, uma grande variedade de especiarias apresentam propriedades medicinais, auxiliando a manter o estilo de vida saudável.



SERVIÇO
Swadisht Cozinha Indiana
Avenida Vicente Machado, 2036, Batel
(41) 3015-1056

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante, deixe comentário para nós!
(Posts ofensivos serão removidos).