Páginas

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A Carpa estreia neste fim de semana no Teatro da Caixa


Após ser apresentada em oito cidades brasileiras, a comédia A Carpa, estreia neste fim de semana, de sexta (1) a domingo (3), no Teatro de Caixa, em Curitiba. Com texto de Denise Crispun e Melanie Dimantas, a montagem tem direção de Ary Coslov e tem no elenco as atrizes Ivone Hoffmann e Anna Cotrim.

A Carpa tem patrocínio da Caixa Cultural. A montagem foi vista por 23 mil pessoas em temporadas no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Gravataí, São Leopoldo, Caxias do Sul, Florianópolis, Brasília e Belo Horizonte.

Após as apresentações em Curitiba, a peça será apresentada na Mostra de Teatro Petrobras Distribuidora de Cultura, que acontece em abril, no Rio de Janeiro. O próximo palco a ser ocupado pela peça será em São Paulo.



Texto
O texto inédito, premiado em concurso promovido pela Funarte, em 2004, coloca em questão uma geração que rompeu com a tradição e está em crise. Segundo as autoras, a peça foi escrita a quatro mãos, cada uma trazendo suas histórias e frases familiares, mas, que coladas, pareciam uma só.

“Escrevemos esta peça de um fôlego só, imbuídas do desejo de falarmos de nossa identidade judaica. Sempre nos intrigou o que ainda carregávamos da Europa e das tradições em nossas vidas tão laicas”, disse Denise.

“Quando nos encontramos não imaginamos que escreveríamos algo tão próximo de nossas identidades. Em nossas conversas, as raízes em comum tornaram-se presentes quando nos lembrávamos da nossa infância, dos nossos pais e avós que vieram fugidos da Europa em busca de um recomeço num país livre. Eles vinham com esperança, mas traziam em suas malas a Rússia, a Polônia e a Bessarábia. Queriam acima de tudo ser brasileiros, mas não queriam ser góis. Nós, as crianças, podíamos nos misturar mas não muito. E em Pessach, tínhamos que saber cantar o “Manishtaná”, afirma Melanie.

De acordo com o diretor Ary Coslov, o espetáculo aborda as diferenças de gerações, pela relação de mãe e filha, que confrontam suas visões do judaísmo e suas relações afetivas. “Poderiam ser cristãs, muçulmanas, budistas, não importa. O que importa é a resistência do amor, mesmo com a diferença de pontos de vista, das leis da religião e da vida. O Pessach celebra a libertação e, por extensão, a busca por um mundo melhor. É isso o que fazem essas mulheres judias da peça, cada uma a seu modo”, afirma Coslov.

A celebração de Pessach, a Páscoa judaica, relembra a fuga do Egito, onde os judeus eram escravos. Comandados por Moisés, caminharam 40 anos  pelo deserto. Toda uma geração ficou pelo caminho e outra, nova, sem as lembranças da escravidão, chegou à Terra Prometida.




SERVIÇO
A Carpa
De 01 a 03 de Março
Horário: Sexta e sábado às 20h. Domingo às 19h
Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 10 anos

Teatro da Caixa
Rua Conselheiro Laurindo, 280 / Centro
Telefones (41) 2118-5409

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante, deixe comentário para nós!
(Posts ofensivos serão removidos).