Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bacalhau: como comprar um produto de qualidade


A La Violetera, que comercializa o produto para todo o Brasil, explica como identificar os tipos de bacalhau e dá uma ótima sugestão de receita para a Páscoa.

O bacalhau é uma tradição na Páscoa dos brasileiros, mas é importante saber algumas dicas para comprar um produto com qualidade. No Brasil, são comercializados cinco tipos de peixe salgados: o bacalhau e os chamados “tipo bacalhau”. Para isso, a La Violetera – que comercializa o produto em todo o Brasil, explica como identificar os peixes e dá uma ótima sugestão de receita para a ocasião.

O legítimo bacalhau (Gadus morthua - Cod) é o mais saboroso e quando cozido se desfaz em lascas claras e tenras e, consequentemente, o mais caro. Para identificá-lo no mercado basta observar, pois ele é geralmente o mais largo e de postas mais altas. Quando na prateleira, o consumidor deve ficar atento à coloração, pois o bacalhau “Porto” ou “Porto Morha” tem a cor de palha uniforme, sem manchas.

O chamado bacalhau do Pacífico, (Gadus Macrocephalus), conhecido também por “Portinho” ou “Codinho”, é muito semelhante ao legítimo, mas sua carne depois de cozida é fibrosa e não tem o mesmo sabor. Sua coloração puxa para o esbranquiçado e outra forma de diferenciar está em suas barbatanas, que lembram um bordado branco nas extremidades.

Outro tipo é o Saithe, que entra na classificação tipo bacalhau, e tem um sabor mais forte e cor mais escura e geralmente é mais utilizado para fazer bolinhos, saladas e ensopados, pois sua carne desfia com facilidade.



História – O bacalhau tornou-se tradicional na Europa, na Páscoa e durante a Quaresma, a partir da Idade Média, pois mantinha-se o hábito do jejum religioso. Naquela época era desaconselhado o consume do que se consideravam carnes “quentes”. O bacalhau fugia a esta classificação e, por isso, seu consumo era incentivado.

RECEITA ESPECIAL DA LA VIOLETERA
Ingredientes:
1kg de bacalhau dessalgado
200ml Azeite Oliva La Violetera
150g de Azeitonas Pretas La Violetera
150g de Tomate Seco La Preferida
200g de cebolas
6 ovos cozidos
1 maço de couve enrolada em forma de charuto e amarrada com barbante
1kg de batatas
2 pimentões

Veja como é fácil preparar:
Cozinhe as cebolas inteiras e descascadas junto dos pimentões, a couve enrolada e as batatas. Corte as couves em rodelas e monte o prato alternando os ingredientes, como as batatas, ovos, bacalhau, pimentões, couves, azeitonas, cebolas e o tomate seco. Para finalizar, regue com o prato com bastante azeite e leve ao forno para dourar.

Dica: Como dessalgar o bacalhau
1 - Coloque o bacalhau em uma vasilha e o cubra com água, ainda em baixo da torneira, deixe um fio fino de água corrente por aproximadamente 10 minutos.
2- Coloque o vasilha na geladeira com o peixe coberto por água. Dessalgando na geladeira, além de macio e consistente. O Bacalhau não solta cheiro quando em água gelada. Lembre-se a água deve ser trocada frequentemente.
3 – O tempo para dessalgar depende da quantidade de trocas de água e da altura das postas. Postas normais devem ficar em torno de 24 horas, as grossas 40 horas, as muito grossas 48 horas e desfiado cerca de 6 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante, deixe comentário para nós!
(Posts ofensivos serão removidos).