Os bastidores de uma
produção publicitária têm curiosidades e desafios que o público que assiste aos
30 segundos ou àquele um minuto e meio nem imagina. É
o conjunto da escolha da cena, da locução e da trilha sonora que faz as pessoas
se emocionarem e se encantarem. A próxima campanha institucional da Gazeta do
Povo, veículo que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM),
pretende conectar momentos importantes da vida das pessoas à Gazeta do Povo.
Com a
assinatura “Isso é sua vida, isso também é Gazeta”, o filme da campanha
institucional reforça a presença da
marca em qualquer que seja o momento de vida das pessoas. O conceito é mostrar
que os produtos, serviços e as ações da Gazeta do Povo estão presentes, direta
ou indiretamente, no dia-a-dia de todos. E para traduzir tudo isso, a estratégia
foi usar cenas emotivas para prender o espectador em frente à tela. “Fizemos uma
combinação de slow motion, trilha instrumental e uma locução que fosse marcante
para aumentar a intensidade e a emoção de todas as cenas”, explica Axeu Beluca,
diretor de Marketing da Gazeta do Povo Jornais.
O diretor de Filme da
produtora The Youth, Eduardo Lubiazi, destaca que grande parte do material foi
filmado em 240 quadros por segundo para dar o ritmo necessário às cenas, já que
essa técnica preza pela plasticidade das cenas, mostrando os ambientes e o
contexto emotivo que foi idealizado. “Para ter uma execução desta técnica temos
de cuidar com muitos detalhes. Toda iluminação precisou ser High Speed,
pois lâmpadas normais gerariam um efeito Flick (como se a luz ficasse
piscando)”, comenta. Além disso, a representação dos atores precisou ser mais
rápida para compensar o super slow.
Cenários muito
diferentes um dos outros foram necessários para compor e representar os diversos
produtos da Gazeta do Povo. “Uma das cenas complicadas de fazer foi fechar uma
rua central para simular uma manifestação com bombas de fumaça e pessoas
correndo. Fazer isso no meio da cidade é bem complexo”, lembra Lubiazi. A
dinâmica de gravação também foi um desafio. Foram três dias de produção intensa
com uma equipe de 80 profissionais, sendo 40 atores e figurantes e 40 pessoas na
equipe de produção trabalhando nesse projeto.
Outro diferencial do
novo filme institucional da Gazeta do Povo é a finalização e tratamento de cor
feitos por Osmar Júnior, que já finalizou filmes do Visa, Santander e outras
grandes marcas do Brasil, além da contratação de Diego Poloni, que trabalha em
Porto Alegre com produção de trilhas para longa metragem. “Como ele é um músico
especializado em trilhas para cinema, trouxe um tom emotivo e delicado para cada
momento do filme, conseguindo um raciocínio musical mais conectado com o roteiro
e uma condução perfeita até a assinatura da marca”, acrescenta Lubiazi. A nova
campanha neste domingo (23) e o resultado pode ser conferido nos veículos que
integram o GRPCOM.
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