Páginas

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Mia Cara Curitiba leva corais italianos para a Catedral Basílica de Curitiba

A tradição dos corais ganha seu espaço no Mia Cara Curitiba 2014 com um encontro de cinco grupos na Catedral Basílica de Curitiba, nesta sexta-feira (30/5), às 20 horas. Temas populares e eruditos se encontram nos repertórios, que prometem preencher com muita emoção este encontro musical. Participam da apresentação o Coral Allegro, Coral Folclórico Italiano Santa Felicidade, Coral Itálico, Coral da Sociedade Dante Alighieri e Coral da Catedral Basílica de Curitiba.
 
O Mia Cara Curitiba celebra a cultura italiana na capital paranaense, com realização da Embaixada da Itália no Brasil e do Consulado Geral da Itália em Curitiba, e integra o projeto “Itália na Copa”, que reúne uma série de eventos culturais ao longo do ano no Brasil, por ocasião do Mundial de futebol. O projeto foi viabilizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas Blount, Banco CNH Industrial, New Holland, Igarashi, Peróxidos do Brasil, Havan, GME Aerospace, Whirlpool e Caminhos do Paraná. A coordenação é do Solar do Rosário.
 
CORAIS
Os corais estão de volta ao Mia Cara Curitiba. Eles já haviam participado em 2012, cultivando uma herança musical antiga. “Estes corais se apresentam há 20 anos em um encontro tradicional que acontece no mês de setembro na Igreja Matriz de Santa Felicidade, em parceria com o Circolo Vicentini nel Mondo di Curitiba”, conta Maria de Lourdes Biondo, organizadora desta reunião musical. “O repertório é livre, abrangendo música folclórica, popular, clássica ou sacra, tudo em língua italiana”.
 
O Coral Allegro abre a apresentação com regência da maestrina Sonia Márcia Cardoso. Participam, ao teclado, os instrumentistas Paulo Kühn e a própria Sonia. No repertório, “Una Vecchia Canzone Italiana”, “SorgeL´aurora” e “Quando, Quando, Quando”.
 
O Coral Folclórico Italiano de Santa Felicidade terá regência de Anderson Ombrelino e atuação do tecladista Marcos Panasco. O programa traz “Va L´Alpin”, “Torna a Surriento” e “Magnificat”.
 
Também com a regência do maestro Ombrelino, mas com Flavius Meschke no piano, o Coral Itálico apresenta “O Mio Babbino Caro”, “SignoredelleCime” e “Brindisi”.
 
Já o Coral da Sociedade Dante Alighieri entra sob a batuta do maestro Paulo Kühn e interpretará “Grande Sei Tu, Signor”, “Ti Guarderò Nel Cuore” e “Adagio”. Nos teclados, Elisana Kühn. 
 
O Coral da Catedral é o último a se apresentar, com a regência do maestro Heber de Castro e o tecladista Telmo Pedro de Souza. No roteiro, interpretarão “La Prehiera”, “Inno al Creatore” e “Regina Coeli”.
 
Para encerrar a noite de muita música, todos os coralistas se reúnem para a apresentação de “Và Pensiero”, de Giuseppe Verdi, sob a regência do maestro Paulo Kühn.


 
 
CORAIS ITALIANOS
Data: Dia 30 de maio, sexta-feira
Local: Catedral Basílica de Curitiba
Horário: 20 horas
Entrada: franca
 
O Mia Cara Curitiba vai apoiar o Provopar Estadual arrecadando doações de alimentos não perecíveis em todos os eventos. O público poderá entregar os donativos na entrada da Catedral Basílica de Curitiba.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante, deixe comentário para nós!
(Posts ofensivos serão removidos).