Páginas

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Erasto Gaertner alerta para os males do tabagismo

O próximo sábado (31) será de alerta: o Dia Mundial Sem Tabaco. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem o objetivo de reforçar, em todo o planeta, os males do tabagismo, assim como sensibilizar para a necessidade de proteger as pessoas que não fumam – o chamado tabagismo passivo.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o cigarro é causa de 90% dos casos de câncer de pulmão, o tipo de tumor mais letal, e de 95% dos casos de câncer bucal. A estimativa para 2014 é que surjam 27.330 novos casos de câncer de pulmão, sendo 16.400 em homens e 10.930 em mulheres. O câncer de pulmão é principal causa de morte evitável no mundo.

Conforme explica o oncologista Vinicius Basso Preti, do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, o fumante passivo é o indivíduo que não fuma, que convive com fumantes em ambientes fechados e inala a fumaça de derivados do tabaco.

“Uma pessoa que seja tabagista passivo tem 30% a mais de chance de desenvolver câncer do pulmão do que uma pessoa que nunca fumou”, ressalta o especialista.

Fumaça – O perigo está no ar. A fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 5 mil substâncias tóxicas e muitas delas são cancerígenas. O ar poluído pelo cigarro contém, em média, três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono e até cinquenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro.

Campanha – Este ano, a campanha nacional do Ministério da Saúde para o Dia Mundial Sem Tabaco tem como tema “O Tabagismo faz você perder o melhor da vida, o futuro. Apague esse vício antes que ele apague você!” Essa é uma das iniciativas usadas para chamar atenção da sociedade para os efeitos negativos que o fumo tem na saúde humana.

As estatísticas apontam que os fumantes, quando comparados aos não fumantes, apresentam maior propensão de desenvolverem doenças como câncer de pulmão, infarto, bronquite crônica e enfisema pulmonar.

Mortes – No Brasil, 23 pessoas morrem por hora por causa do tabagismo, totalizando cerca de 200 mil mortes por ano, de acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

SERVIÇO
Hospital Erasto Gaertner
R. Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas
CEP 81.520-060 - Curitiba/PR
Telefone: (41) 3361-5000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante, deixe comentário para nós!
(Posts ofensivos serão removidos).