Páginas

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Curitiba terá tour virtual de seu Centro Histórico

Curitiba será pioneira na disponibilização de um tour virtual de seu centro histórico. Casarões, monumentos e diversos espaços estarão visíveis em qualquer parte do mundo por meio da visita virtual, que a partir de maio deste ano estará disponível no site da Fundação Cultural de Curitiba e no site da Index Informação Integrada.



Resultado de um projeto aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Curitiba, ligado ao setor de Patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba, o projeto foi idealizado pela Index Informação Integrada, empresa paranaense com mais de 25 anos de atuação no mercado de Gestão da Informação, e conta com o patrocínio do Grupo Positivo. Além da visita virtual, turistas e curitibanos poderão conhecer mais sobre os monumentos que fazem parte da história da capital do Paraná.

Para a sócia da Index Informação Integrada, Célia Lacerda, o projeto surgiu com a inclusão de projetos culturais entre as atividades desenvolvidas pela Index. “Optamos por um tema relacionado ao patrimônio histórico, artístico e cultural de Curitiba, considerando a importância da preservação, divulgação e valorização da Memória local, que consideramos ser um valor a ser cultivado em todas as comunidades”, diz Lacerda.

Foram selecionados 19 espaços que compõem o tour virtual mostrando, externa e internamente, as construções históricas: Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas; Museu de Arte Sacra; Casa Vermelha; Casa Romário Martins; Bebedouro do Largo da Ordem; Feira de Arte e Artesanato; Casa Hoffman; Casa da Memória; Igreja do Rosário; Solar do Rosário; Memorial de Curitiba; Centro Juvenil de Artes Plásticas; MPB - Conservatório de Música Popular Brasileira; Ruínas de São Francisco; Museu Paranaense; Palacete Wolf; Relógio das Flores; Mesquita Muçulmana; Igreja Presbiteriana Independente.

As fotos já estão sendo tiradas por Ricardo Macedo, doutorando pela UTAD, Vila Real em Portugal. Além dos pontos virtuais mostrando cada um dos espaços históricos, completam o tour imagens 360 graus de objetos e imagens planas com legenda, como fotos e painéis.

Como contrapartida social do projeto, há um CD-ROM executável e um livreto descrevendo cada um dos espaços históricos, que será enviado a escolas da rede pública municipal e estadual, bibliotecas públicas da capital e de outras cidades do Paraná, Faróis do Saber, Casas de Leitura, vinculadas à Fundação Cultural de Curitiba.



Sobre o tour virtual
O tour virtual utiliza imagens, textos e sons para mostrar espaços físicos por meio de recursos multimídia, possibilitando que as pessoas tenham a sensação de estar no ambiente e permitindo a visualização dos diferentes ângulos de um objeto. Ele aproxima o usuário o máximo possível do realismo, devido a sua forma e interatividade. O usuário pode escolher os locais e os detalhes de seu interesse durante a visita virtual. A visita virtual estimula os usuários a visitarem pessoalmente os locais divulgados.

Além de textos explicativos, o tour virtual de Curitiba contará com legendas, tecnologia da audiodescrição e janelas de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – visando atender os públicos portadores de necessidades especiais, tornando a visita ainda mais acessível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante, deixe comentário para nós!
(Posts ofensivos serão removidos).