Mais do que nunca, em
2013 o Spoleto volta as suas origens a fim de resgatar os sabores da gastronomia
italiana e introduzi-las no dia a dia do brasileiro. Será um ano de viagem às
raízes que resultará, principalmente, na ampliação do cardápio com produtos
típicos da Itália, novos pratos, molhos e intercâmbio cultural entre os dois
países.
A primeira novidade é
o projeto Sabores da Itália, que acontece até 31 de maio nos 280 restaurantes
espalhados por todo o Brasil (menos em Sergipe, Mato Grosso e Piauí). Durante o
período, o Spoleto lança um dos molhos mais tradicionais do “país da bota”, o
Pesto, e promove uma campanha de copos personalizados assinada por um artista
plástico.
Originário de Gênova
(norte da Itália), o pesto do Spoleto segue a receita original e tradicional
italiana, mas leva um toque brasileiro (regional). No lugar dos pinhões
europeus, entra a castanha de caju ao lado de alho, manjericão, azeite de oliva e queijo
parmesão. O novo molho poderá ser encontrado em duas versões de pratos:
combinado com massa tradicional com ou sem frango dourado, uma especialidade do
restaurante.
“Buscamos
manter a receita original italiana e demos um toque personalizado nosso, bem
brasileiro, ao entrar com a castanha. Chegamos a um sabor harmônico e suave que
promete agradar”,
declara o chef “italiano” do Spoleto, Gianni Carboni.
Paralelamente à
ampliação do cardápio, a marca promove sua tradicional campanha de copos, sempre
com a assinatura de um artista plástico contemporâneo. O selecionado da vez é o
paulistano Faoza, ilustrador das seis peças estilizadas, que irão complementar
os três combinados de refeição elaborados com o novo molho e também com outro de
grande aceitação da rede, o Alfredo, originário de Roma.
A rede
de culinária investiu R$ 2 milhões na coleção Sabores da Itália. A projeção é
distribuir 250 mil copos em todo o país e incrementar o faturamento/vendas em
até 12%. A mecânica para
ganhar as peças é a seguinte: na compra de um dos três combinados oferecidos
pelo restaurante, o cliente leva na hora o copo personalizado.
As combinações
são:
- Massa
Tradicional + Molho Pesto + Bebida = COPO
- Massa
Tradicional + Molho Pesto + Frango Dourado + Bebida =
COPO
- Massa
Tradicional + Molho Alfredo + 4 ingredientes + Bebida =
COPO
“Esse
ano vamos promover um Festival da Itália no Spoleto. Faremos um intercâmbio
cultural e gastronômico entre os países, com releituras de pratos e introdução
de ingredientes típicos, entre outras ações com as quais pretendemos
democratizar nossa culinária. Como a arte está presente no DNA da empresa,
trouxemos ainda para a equipe de marketing uma profissional da área, a artista
plástica Diana Couto, que fez a curadoria da nova campanha de copos com o
artista Faoza e que nos ajudará a refinar o nosso olhar para a arte”, conclui o
diretor de marketing e franquias do Spoleto, Antonio Moreira
Leite.
A história de cada copo
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