Um
espaço único é aquele que envolve, cria conexões e explora os sentidos do
morador. Elementos visuais, aromas, texturas e sons: tudo pode ser trabalhado
para configurar um espaço de sensações. Para os sócios-proprietários da Ton Sur
Ton, Sonia Elias e Wilson Elias, os itens de decoração fazem toda a diferença
quando queremos transmitir uma mensagem através do ambiente onde vivemos,
trabalhamos ou nos divertimos. Neste ano, a Casa Cor Paraná apresenta ambientes
criativos que evocam o agradável e transmitem o sentimento de aconchego do lar.
Do uso de fragrâncias ao papel de parede 3D, os profissionais da mostra
demonstram de que forma as diferentes percepções ajudam a criar espaços de
personalidade.
O
ambiente “Estar Íntimo da Família” foi planejado pela arquiteta Carla Grüdtner
para seguir um estilo intimista e contemporâneo. Desenhado em linhas retas e
simples, o espaço proporciona a sensação de acolhimento, que é possibilitado
pela mistura da madeira, pelos tecidos especiais em tons pastéis e pela lareira
que une a família. Os tecidos especiais, como o papel de parede em 3D e o couro,
são o grande destaque deste ambiente sensorial. A composição entre estes
materiais especiais visa explorar o tato e criar um visual agradável para a área
de estar. Sobre o inusitado papel de parede, a profissional de relações públicas
da loja Orlean, Sonia Holtz, explica: “O revestimento de parede utilizado neste
espaço é um revestimento vinílico com relevo no desenho das folhas, o que além
de proporcionar um efeito 3D ainda confere maior proximidade com folhas de
verdade, traduzindo suas texturas e formas”. Para estabelecer a coerência com a
textura da parede, Carla Grüdtner acomodou no espaço o nobre sofá de couro da
Natuzzi, da Ton Sur Ton, que, além de ser um diferencial para o tato, pode
estimular o olfato de quem tem preferência pelo cheiro do material.
Outro
espaço que integra as sensações é o “Home Privativo do Casal”, projetado pela
arquiteta Mariana Paula Souza para um casal de meia idade e com bom gosto para
as artes. Para priorizar o conforto e a funcionalidade, a profissional apostou
na aplicação de itens funcionais – como a central de aspiração e o piso aquecido
– e na tendência do mix de texturas no padrão de tonalidades neutras. Para
estimular o tato, Mariana Paula Souza utilizou na medida certa a mescla entre a
pele na parede, o papel de parede no teto e o veludo ao redor da parede que
recebeu o neolith. “É
a mistura de quatro revestimentos, somente pelo mesmo tom, que proporcionam
quatro sensações diferentes”, destaca a arquiteta. Além do sentido tátil, houve
a preocupação em preservar os sons agradáveis, o que foi possibilitado com uma
melhora da acústica por meio do teto rebaixado em dry
wall.
Assinado
pelo designer de interiores Nilson Torres, o espaço “Banheiro para Eles e Elas”
resgata o conceito de industrial chic ao pautar suas referências no mundo da
moda. O primeiro aspecto sensorial é apresentado pela combinação de peças
brutas, como as luminárias de ferro de autoria do designer, com itens
sofisticados como as torneiras suspensas e as descargas com sensor de presença.
A experiência sensitiva da descarga tecnológica acontece de acordo com o tempo
em que o usuário permanece em frente ao raio de captação do sensor. No grande
hall de entrada, o diferencial do espaço é demarcado pelo piso em mármore de
paginação característica de tecido chevron, que também possui texturas
perceptíveis ao toque dos pés. No mesmo local foi incorporada uma composição de
luzes que cria a ambientação típica das passarelas internacionais, uma
verdadeira sensação de luxo concedida por Nilson
Torres.
O
“Home Office” da designer de interiores Larissa Gomes foi desenvolvido como um
ambiente envolvente e de leitura sensorial diferenciada. A escolha da
profissional pelo uso de lâmina de madeira natural, por si só, reflete a
intenção de despertar uma experiência visual única, devido à nobreza do
material. Para criar um espaço de personalidade, a profissional ainda optou por
aguçar os outros sentidos do público por meio de uma fragrância – escolhida
entre outras 100 essências testadas pela designer – e de uma playlist de
músicas elaborada exclusivamente para o home office. De acordo com Larissa, o
conceito do projeto foi apresentado para o DJ Nizo Gomide criar uma
playlist que fosse a cara do espaço. “Queria que o ambiente tivesse seu
próprio DNA e que aguçasse os sentidos dos que ali passassem”, conta a designer
sobre o artifício. Sobre os materiais e composições que ajudam a criar um espaço
sensorial, a profissional também destaca a importância de utilizar no décor os
objetos que trazem boas lembranças para o morador: “Respeitar a história de vida
do cliente e manter o que é importante para ele, dentro do projeto, cria uma
atmosfera sensorial única. Emoção Pura!”.
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