Páginas

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Projeto internacional de música desembarca no Brasil, no próximo sábado (19)

Curitiba, Balneário Camboriú e Rio de Janeiro vão receber oficialmente o Playing For Change Day, que organiza dezenas de apresentações musicais pelas cidades em prol de uma causa mundial



Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil recebe a edição do Playing For Change Day (PFC Day), em Curitiba (PR). Realizado sempre no terceiro sábado de setembro, este ano no dia 19/09, o PFC Day vai ocorrer em mais de 60 países, incluindo, além de Curitiba, duas cidades brasileiras – Balneário Camboriú (SC) e Rio de Janeiro (RJ), confirmadas oficialmente.

A Fundação PFC, que foi idealizada em 2007 pelos americanos Mark Johnson e Whitney Kroenks, tem o propósito de ampliar o impacto social da música por meio da educação e de diversas expressões artísticas. Uma das ações é a organização deste movimento, o PFC Day, que conecta pessoas e música, para manter projetos sociais em todo mundo e chamar atenção à causa.  

RESULTADOS
O poder transformador da música na sociedade é a força da Fundação PFC. Já são mais de 300 milhões acessos nas redes sociais e 248 mi de pessoas impactadas diretamente. Só em 2014, O Playing For Change Day teve mais de 440 eventos em 61 países diferentes, cerca de 3.200 horas de música, e pouco mais de $144 mil foram arrecadados no mundo todo.   

Em Curitiba, os números consolidados também podem comprovar esse cenário. O PFC Day 2014 reuniu mais de 150 músicos em 100 apresentações e cerca de 100 horas de diversos ritmos musicais. Somados aos dois mil telespectadores do Playing For Change Concert e a participação de 15 bares, as ações arrecadaram quase R$170 mil, que estão sendo revertidos em ações sociais por meio da música. Todo esse esforço fez com que a cidade conquistasse o título de sede oficial da Fundação PFC no território brasileiro – a única fora dos Estados Unidos.

APRESENTAÇÕES OFICIAIS
Neste ano, o PFC Day vai ocorrer em quatro pontos em Curitiba, entre às 09h e 19h. Serão aproximadamente 40 apresentações nos palcos da capital paranaense, na Praça da Espanha, Praça do Gaúcho, Paço da Liberdade e Ruínas do São Francisco. Em Balneário Camboriú o número de apresentações passa de 80. Ao todo, serão nove locais e quatro pontos de arrecadação, que também terão som mecânico e local para os artistas fazerem seus manifestos abertamente.

No Rio de Janeiro, as apresentações vão ocorrer no Botequim Carioca, na Av. Atlântica, Quiosque 44 - Posto 6 em Copacabana. Serão cerca de 15 artistas convidados, dentre os mais variados ritmos. Durante as apresentações vai rolar um varal poético organizado pela Clarissa Perna,​ com poemas de Carlos Drummond Andrade​ e de novos autores. O projeto na capital fluminense tem a parceria da Rádio Sarau.

Os músicos selecionados para participar dos palcos oficiais vão doar seu talento e som em troca de contribuições voluntárias do público. A verba arrecadada neste dia será revertida a apoiar escolas e programas criados e desenvolvidos pela comunidade. Atualmente, a Fundação mundial mantém nove programas, com mais de mil estudantes e 15 mil pessoas impactadas em países de baixo desenvolvimento socioeconômico como Gana, Mali, Ruanda, África do Sul, Nepal e Tailândia. O décimo, será inaugurado em breve, em Curitiba. Uma Escola Playing For Change de arte, música e inglês, no bairro Cajuru.

MANIFESTAÇÕES ESPONTÂNEAS
Além das apresentações oficiais, todos os artistas, que quiserem colaborar com a divulgação do PFC Day, podem se inscrever no site da Fundação e programarem suas manifestações espontâneas. Quem tiver interesse, é só seguir os passos e se cadastrar no site: pfcbrasil.com.br/playing-for-change-day/

PLAYING FOR CHANGE
Em 2005, o produtor Mark Johnson criou o conceito de "canções ao redor do mundo". A primeira dessas canções foi um cover de Stand By Me, gravado por músicos de rua do Himalaia, da África do Sul, de Barcelona e Nova Orleans. Alguns anos mais tarde, o vídeo que deu origem ao projeto havia sido visto por mais de 100 milhões de pessoas. Este sucesso, assim como outras músicas que foram gravadas ao redor do mundo, ajudou a inspirar o movimento de pessoas que compartilham a visão de criar paz e conexão através da música.

O projeto Playing For Change Day foi criado em 2011, em resposta ao entusiasmo do lançamento do primeiro CD "Songs Around the World" e da missão da Fundação. Tem como objetivo angariar fundos para dar continuidade aos nove programas já existentes e a criação de novos programas em outros países.

Os projetos também atendem às necessidades básicas de algumas das crianças economicamente mais vulneráveis, como o ensino primário, alfabetização e à prestação de ajuda humanitária, com alimentos, remédios, roupas, livros e material escolar.

Para conhecer as instituições  visite:  playingforchange.org e pfcbrasil.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante, deixe comentário para nós!
(Posts ofensivos serão removidos).