Páginas

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Marcelo Alves lança Extremos, livro que relata a experiência nas maratonas na Antártica e no Polo Norte

“Correr é, ao mesmo tempo, desfrutar unicamente da própria companhia e enfrentar, paradoxalmente, a própria companhia.” Essa é uma definição do maratonista Marcelo Alves, o único brasileiro que enfrentou duas das provas de corrida mais extremas do mundo até o momento, na Antártica e no Polo Norte. O esportista, que explora o mundo por meio da corrida, lança, no próximo dia 30, o seu primeiro livro, Extremos, que surgiu do seu diário de viagem das duas provas. O lançamento acontece na Livraria Cultura, às 19h, e vai contar com uma palestra e sessão de autógrafos.

Amante de esportes e corredor amador desde jovem, foi em 2011 que Marcelo começou a correr com comprometimento profissional. Em três anos tornou-se um atleta neste esporte de aventura e exploração. Hoje, o explorador acumula quatro das principais provas de maior dificuldade do mundo: Ice Marathon, na Antártida, North Pole Marathon, a maratona mais fria do mundo no Polo Norte, Everest Mountain e a Jungle Marathon, na Amazônia, considerada pelo canal de tevê CNN como a competição mais difícil do planeta.

Em competições internacionais deste porte, cada desafio é único. Cada uma das provas tem particularidades como terreno macio ou duro, variação de temperatura – até 30 graus -, umidade de 99%, dentre outros. Para ter sucesso nas adversidades, o bom preparo é fundamental, além do auxílio de profissionais que possam dar suporte para a melhoria da performance. “Para todas essas situações eu tento simular nos meus treinos, reproduzi-las como for possível. Para a Antártida, tentei reproduzir o chão macio de gelo correndo na pista de areia do jockey club”, conta Marcelo.

Tão importante como a ótima desenvoltura física é ter a mente equilibrada e preparada. “Trabalho muito o lado psicológico, pesquiso o máximo possível de cada prova e procuro sempre ter um plano de ação para cada dificuldade. Essa preparação superdetalhada vai me deixando mais forte e confiante para os desafios”, complementa.

Correr o mundo é sem dúvidas uma grande forma de aprendizado e voltar para casa sempre significa voltar com mais do que se levou, ainda que nem sempre objetos materiais. “Sempre retorno com uma satisfação muito grande de ter feito bem o meu trabalho de preparação, de ter vivido e explorado cada detalhe das regiões, costumes e pessoas com quem convivo e sempre, sempre, retorno com um novo desafio.”



Corrida pela solidariedade
Inspirado e tocado pela campanha de conscientização e apoio à Doação de Medula Óssea, Marcelo escolheu levantar essa bandeira durante as competições. O cadastro para a doação de medula é internacional e incentivar a doação é aumentar as chances de quem necessita do transplante em todas as partes do mundo. Como uma via de mão dupla, o auxílio vem àqueles que ajudam. “Para enfrentar os momentos de solidão, eu meio ao gelo ou à floresta, é preciso ter algo bom em mente que ajude a seguir, e tanto a música quanto as imagens dos vídeos da campanha me ajudavam a manter o foco”, finaliza.

Serviço
Lançamento do livro Extremos, de Marcelo Alves
Local: Livraria Cultura – Shopping Curitiba – Av. Brigadeiro Franco, 2300
Horário 19h


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante, deixe comentário para nós!
(Posts ofensivos serão removidos).