Quando decisões precisam ser tomadas, uma empresa precisa confiar
totalmente em seus gestores. Mas será que apenas o principal administrador de
uma empresa familiar deveria ter este poder de decisão?
Para o diretor-presidente da JValério, associada à Fundação Dom
Cabral, Eduardo Valério, sugere que decisões tomadas individualmente
não devem ser frequentes. "Com a nova dinâmica no mundo dos negócios, cada vez
mais o processo de tomada de decisão deve ser cercado e amparado de informações,
de pareceres e de questionamentos, tudo para auxiliar na mitigação dos
riscos".
Segundo Eduardo, os empresários carregam consigo o “sentimento” de que o
caminho que escolheu é a decisão a ser tomada, mas alerta: compartilhar a
decisão é muito mais acertado e proveitoso, tanto para a empresa quanto para a
pessoa que terá condições de se cercar de todas as informações antes de bater o
martelo.
Sobre decisões que seriam indelegáveis para um administrador dentro de uma
empresa familiar, Eduardo Valério faz uma única ressalva. "Apenas em casos
extremos onde o compartilhamento com outros sócios/gestores/conselheiros já
tenha se esgotado, como na hora de vender a companhia - que é uma decisão,
sobretudo, pessoal”.
Dinheiro envolvido
Muitos podem pensar que decisões financeiras são as mais complicadas de
serem tomadas, justamente por envolver dinheiro. O especialista não desmente
este tipo de visão, mas pondera que a participação de setores técnicos na
geração de dados para estas decisões é fundamental.
"Em tese sim, são mais complicadas as decisões financeiras, mas há
mecanismos para que o processo de decisão seja mais fluido e compartilhado.
Decisões relativas ao dinheiro, por exemplo sobre sobre níveis de endividamento,
devem ter, em primeiro lugar, algum respaldo técnico formulado pela equipe de
finanças para subsidiar a decisão final."
O peso do nome
Talvez um dos maiores trunfos das empresas familiares seja o envolvimento
do nome da família, o que torna mais complicado tomar qualquer decisão. Eduardo
Valério vai direto ao ponto.
"Reputação é o fruto da construção dos valores e princípios que a empresa
colhe ao longo da sua existência. Independentemente da origem da empresa, seja
ela familiar ou não, a sua marca carrega a sua reputação e todo o significado
que está no seu entorno."
Eduardo bate forte na questão das decisões de uma organização afetarem a
sua marca e a sua reputação. Quanto mais complexa for esta decisão, maior será a
implicação na preservação da sua imagem, da sua marca e da sua reputação. "É um
conjunto de marca e imagem" conclui o diretor-presidente da JValério.
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