Páginas

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Mirtillo Trombini - Inspiração e Coragem


Mirtillo Trombini nasceu em 02 de julho de 1919, em Morretes – PR, região privilegiada por suas belezas naturais. Uma região de muitos imigrantes e seus descendentes, que cultivam a tradição de suas terras e de suas famílias.
A biografia de Mitillo é uma história de luta, mas também de sucesso, de coragem e de capacidade administrativa admiráveis. Seus muitos talentos o tornam um grande personagem paranaense, que serve de exemplo para outras gerações.
Em 1941 fundou a Empresa Mirtillo Trombini, em Curitiba, por solicitação do Diretor Proprietário da fábrica de Morretes, para representá-lo. Em 1946 surgia o Grupo Industrial Trombini, que se desenvolveu com a associação de seus irmãos e mais tarde filhos e sobrinhos, transformando-se em um dos grupos de papel e papelão maiores do Brasil. 



PAIXÃO PELAS ARTES

Autodidata, Mirtillo é artista plástico e também barítono. Tem pintado aproximadamente 1.500 telas, na grande maioria retratando as belezas de sua cidade natal. Seus quadros estão espalhados por todo o Estado e também na Europa e Estados Unidos. Em 1993 e 1994 teve duas obras catalogadas em Paris – Fança, no Salon Du Gran Palais e Societé dês Artistes Français.
Sempre apaixonado pelas artes, fundou em 1996 a Galeria de Artes Mirtillo Trombini, em Morretes, não só com o intuito de divulgar sua arte, mas também para ensinar as artes para a juventude morretense. Durante todos esses anos, muitos talentos foram descobertos. Doou todas as suas obras, para as mesmas mantivessem a escola da Galeria, que não tem fins lucrativos. 

O INSTITUTO

Em 2006 foi criado o Instituto Mirtillo Trombini, com a finalidade de formalizar o projeto assistencial e pessoal do empresário e artista, e também perpetuar seu nome e trabalho pelas próximas gerações. O Instituto conta hoje com projetos de música e artes plásticas, e ainda com um projeto de reciclagem, através do qual são confeccionados enfeites para toda a cidade de Morretes na época natalina. Além desses, existe também uma biblioteca com mais de 20.000 livros e 1.000 leitores, não só de Morretes, mas também de Antonina, Paranaguá, Guaratuba e Curitiba. Todos os projetos são mantidos através da Lei Rouanet.
Essa história de luta de um homem visionário, como empreendedor, e de um ser humano determinado a vencer todas as adversidades, foi contada no livro “Marcas da Minha Vida”, escrito aos 90 anos pelo próprio Mirtillo Trombini. A edição do livro também foi um projeto do Instituto através de recursos da Lei Rouanet. Hoje, aos 93 anos, Mirtillo escreve seu terceiro livro.



SERVIÇO
Instituto Mirtillo Trombini
Al. João de Almeida, 20 – Morretes/PR
(41) 9921.7607

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante, deixe comentário para nós!
(Posts ofensivos serão removidos).