Páginas

sábado, 12 de março de 2011

Chuvas no Paraná - Colabore!

O litoral do Paraná está sofrendo muito com as chuvas dos últimos dias. Esta foi uma semana devastadora para algumas cidades do nosso litoral. Por isso, hoje abrimos espaço aqui no Blog para tratar deste assunto!

No início do ano, todos ficaram assustados com a situação do Rio de Janeiro após as chuvas. De ontem para hoje, os municípios da Serra do Mar sofreram destruições parecidas. Entre as localidades mais afetadas estão, o município de Floresta, as cidades de Morretes, Antonina e Paranaguá (Bairros em pior situação: Mundo Novo, Saquarema, Sambaqui, Morro Alto, Laranjeiras e Rio Sagrado).


O município de Floresta ficou completamente isolado por 24 horas. O acesso só era possível por meio de helicópteros. Os deslizamentos em Antonina e em Morretes foram mais fortes, mas a situação em Paranaguá também é calamitosa. A rede de abastecimento foi atingida pelas enxurradas e o município está sem água potável desde sexta-feira. Até que a situação se normalize – o que pode levar dias – a prefeitura está providenciando carros-pipas em caráter emergencial. Além disso, cerca de três mil domicílios ficaram sem energia elétrica. O prefeito de Antonina já confirmou que o município já não possui mais água mineral.


A situação foi agravada pela falta de meios para que as pessoas pudessem deixar o litoral, já que as duas BRs que costumam ser acesso comum para a capital ficaram interditadas. Na BR-277, duas pontes caíram. Já na BR-376, houve diversos deslizamentos e quedas de barreiras.


O Governador do Paraná, Beto Richa, esteve nas regiões afetadas e garantiu que serão realizados todos os esforços para auxiliar as pessoas atingidas. Entretando, há muitos desalojados e desabrigados em todas as cidades atingidas, por isso, a colaboração voluntária é muito importante!


FAÇA SUA DOAÇÃO

Você pode fazer sua colaboração para os atingidos pelas enchentes aqui no Paraná. A Prefeitura de Curitiba lançou o SOS Litoral e o Governo do Estado, através do PROVOPAR, também está arrecadando donativos.

A principal necessidade é a água mineral, que pode ser entregue nos seguintes postos de coleta:

- Redes Big e Mercadorama (que também aceitam roupas e alimentos não-perecíveis)

- Jogo Coritiba x Paraná neste domingo no Couto Pereira

- Pontos de Coleta do PROVOPAR

- Fundação de Ação Social (FAS): Rua Eduardo Sprada, 4520 - Campo Comprido

- Postos do Corpo de Bombeiros

Também há necessidade de doação de colchões, que podem ser entregues no Barracão da Defesa Civil, localizado na Rua Sergipe, 1712 (Vila Guaíra).


*** Mais informações sobre a condição das estradas, podem ser obtidas através do Twitter Oficial da Polícia Rodoviária Federal do Paraná (www.twitter.com/PRF191PR) e pelo Twitter da Concessionária Ecovia (www.twitter.com/ecovia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante, deixe comentário para nós!
(Posts ofensivos serão removidos).