Páginas

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Pesquisa destaca alfarroba como alimento de baixo índice e carga glicêmica


Um estudo publicado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do Departamento de Nutrição, apontou a Alfarroba como um alimento aliado no controle do diabetes e benéfico à saúde. A pesquisa analisou a resposta glicêmica da Alfarroba (Ceratonia siliqua L) em indivíduos saudáveis e concluiu que, por conta de seu alto teor de fibras, a Alfarroba é um alimento de baixo índice glicêmico e baixa carga glicêmica, desempenhando assim papel importante no controle dos níveis de açúcar no sangue. 

O estudo examinou Alfarroba em Pó e Tablete de Alfarroba da CarobHouse, e concluiu que estes produtos podem ser classificados como alimentos de baixo índice glicêmico e baixa carga glicêmica. A Alfarroba em Pó foi apontada como um alimento de alto teor de fibras contendo, principalmente, altos níveis de fibra insolúvel. Os resultados foram publicados na primeira edição de 2015 da Revista Nutrición Hospitalaria e contou com apoio da Fundação Araucária, Nutropar e Labac - Laboratório de Análises Clínicas.

O consumo de fibra é amplamente recomendado pelos guias alimentares, por reduzir a assimilação de colesterol no organismo, por promoverem uma limpeza no intestino, retardar o esvaziamento gástrico, reduzir a absorção de gorduras e controlar a taxa de açúcar no sangue. Já o índice glicêmico (IG) é uma medida que indica a velocidade que um carboidrato leva para subir os níveis de açúcar no sangue. Já a carga glicêmica (CG) leva em conta a quantidade e a qualidade dos carboidratos existentes em uma porção de um determinado alimento. Alimentos de alto IG e CG têm sido associados ao aumento do risco de doenças crônicas, porque elevam os níveis de glicose no sangue, levando à alta demanda de insulina. Pessoas que consomem alimentos com baixo IG tem mais saciedade e com isso maior controle sobre o peso. 



Benéfica Alfarroba
A Alfarroba possui odor, textura e aparência semelhantes ao chocolate, mas difere no sabor, exatamente pela ausência do cacau. Todavia, a Alfarroba possui qualidades nutricionais superiores ao cacau, pela ausência de estimulantes como a cafeína e a teobromina. Rica em vitaminas B1 e B2, ela ajuda o organismo a metabolizar gordura, carboidrato e proteína. Contém ainda polifenóis, antioxidantes que combatem radicais livres e desaceleram o envelhecimento, o que contribui na prevenção de doenças. Outra característica nutricional é que a Alfarroba é fonte de vitamina A, que protege pele e visão, além de cálcio e magnésio minerais que, juntos, melhoram a mobilidade dos músculos para quem pratica atividade física. 

CarobHouse
As características nutricionais de sua linha de produtos a base de Alfarroba levou a CarobHouse a obter rápida aceitação no mercado nacional de alimentos saudáveis e funcionais. Por não conter adição de açúcares, baixo teor de gordura, fonte de fibra e isentos de leite ou outros ingredientes de origem animal, a linha de produtos CarobHouse hoje atrai cada vez mais consumidores focados em wellness e fitness. "A principal missão de nossa empresa é apresentar aos consumidores produtos saborosos, saudáveis e nutritivos, que também agreguem conveniência e praticidade, contribuindo para uma dieta alimentar equilibrada", reforça a Diretora Executiva Eloisa Helena Orlandi. 

Informações adicionais:
- segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil mais de 12 milhões de pessoas são diabéticas;
- dados da FENACELBRA indicam que a restrição ao glúten afeta cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil;
- de acordo com a Associação Médica Brasileira, a intolerância a lactose atinge perto de 40% dos Brasileiros e acredita-se que 70% da população tenha algum tipo de restrição alimentar;
- Projeto Brasil Food Trends 2020 aponta tendência para mudança na cultura de consumo de alimentos, indicando que mesmo sem sofrer restrições, consumidores estão adquirindo uma ótica mais abrangente, buscando alternativas saudáveis, com destaque aos funcionais, os produtos para dietas e controle do peso, e o crescimento de uma nova geração de produtos naturais que estão se sobrepondo ao segmento de produtos orgânicos. 

Serviço
CarobHouse
Instagram: @carobhouse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante, deixe comentário para nós!
(Posts ofensivos serão removidos).