Criada para auxiliar no tratamento de vítimas da gripe espanhola, em 1918,
quando era preparada à base de limão, alho e mel e um pouquinho de álcool, a
caipirinha é uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros e turistas que
vêm ao País, principalmente na versão tradicional, feita com limão, açúcar e
cachaça ou vodca. Em Curitiba, os endereços de uma boa caipirinha são muitos, da
comum às receitas especiais, que levam frutas exóticas e outros
ingredientes.
Pensando
na fama da bebida, a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas –
Abrabar-PR, em parceria com o site Curitiba Honesta, realizam de 23 de janeiro a
7 de fevereiro, o 1º Circuito de Caipirinhas de Curitiba, que já nasce sendo o
maior do Brasil. A expectativa é que neste período sejam comercializados cerca
de 60 mil copos entre os mais de 50 estabelecimentos participantes. “Curitiba
é inovadora. E saímos na frente também com este circuito, aproveitando que agora
a bebida é patrimônio nacional”, diz o presidente da Abrabar-Pr, Fábio
Aguayo.
Um
dos motivos da realização do evento é ajudar o setor em uma das piores fases do
ano, com relação ao movimento e faturamento dos estabelecimentos na cidade.
“O mês de janeiro é um pouco complicado para os bares e restaurantes da
capital paranaense, pela proximidade das festas de final de ano, férias
escolares e pela temporada de verão, que acaba tirando nossos clientes, que
viajam ao litoral entre outros destinos”, explica José Araújo Neto, diretor
de projetos e pesquisar da Abrabar no Paraná. A associação tem entre seus
objetivos ajudar os estabelecimentos a terem um maior fluxo de clientes,
aumentando o faturamento e divulgando seus produtos e serviços, o que aquece a
economia na área.
Aos
moldes de outros festivais que deram certo na cidade, como o RestaurantWeek,
Festival do Pão com Bolinho, CWBurguer entre outros, os clientes pagarão pela
bebida um preço especial, em qualquer uma das versões oferecidas no evento pelos
bares, que nesta edição terá o custo de R$ 7,90.
Circuito
apresenta novos sabores da bebida
Como
participam mais de 50 bares e casas noturnas da cidade, são apresentadas no
período de 15 dias aproximadamente 50 receitas e criações, elaboradas pelos
bartenders e chefs dos estabelecimentos participantes. Receitas
que levam frutas exóticas, bebidas importadas, pimenta e até chocolate poderão
ser apreciadas pelos clientes. “O mais interessante neste circuito são as
criações, sabores novos, inovações, que ficarão em muitos cardápios aqui de
Curitiba e em bares de todo o Brasil. Muitos proprietários de bares de outras
cidades já afirmaram que virão até Curitiba para conhecer esses novos
sabores”, comenta João Luiz Zucolloto, diretor de eventos e marketing da
Abrabar-PR.
Bares,
restaurantes e casas noturnas participantes
+55,
Anita Restaurante, Ao Distinto Cavalheiro, Arrumadinho Marechal, Arrumadinho
Osório, Aurora Bar, Bar Abbey Road Pub, Bar Brahma, Bar Curityba, Bar do Hotel
Lancaster, Bar do Pacha, Bar Hotel Four Points by sheraton, Bar Stuart, Bella
Birra, Bossa Bar, Canabenta Bar, Cartolas Sports Bar, Citra, Comedy Club,
Crossroads Bar, Curitiba Palace, Devassa Itupava, Devassa Praça da Espanha,
Dobruky Bar, Dom Max, Empório Santo Mé, Emporio São Francisco, Espetinharia do
Almir, Estofaria Bar, Fidal Bar, Gaitaço, Gonzales e Garcia, Karaoke Bar, Layout
80, LV Soho, Menina Zen, M.I.A Trattoria Criativa, Motodax, Music Hall, O
Equilibrista Bar, Paraguaçu, Pata Negra, Pátio Varall, Peppers, Premier Sport
Bar, Prime Grill, Quermesse Bar, Rancho Brasil, Rodeo Country Bar, Santa Marta,
Sheridans Pub, Stylicus Bar, Taco El Pancho Bar, Taj Lounge Bar, Território
Sertanejo, The Ed, Txapela Batel, Txapela Centro, Victoria Villa, Village, Vox
Bar, Zapata Batel e Zapata Centro Cívico.
Mais informações pelo site www.curitibahonesta.com.br
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