Uma mulher "apedrejada" com pétalas de flores por um grupo de homens: esta é a
imagem simbólica, forte e desconcertante, da nova campanha da United Colors of
Benetton, criada para apoiar a UN Women (órgão das Nações Unidas para promover a
igualdade de gênero e a emancipação feminina) por ocasião do Dia Internacional
da ONU contra a violência exercida sobre as mulheres, que teve lugar no dia 25
de novembro.
Ao escolher
inverter o cliché "nem mesmo com uma flor", a United Colors of Benetton e a UN
Women dizem basta, com determinação e alguma poesia, a todas as formas de
discriminação e abuso, e lembram ao mundo através de uma campanha mundial -
fotografias e vídeos online publicados pela imprensa escrita internacional e nos
meios de comunicação social - que as mulheres já não têm de pagar com o
desconforto, o sofrimento ou a vida, a escolha de serem elas mesmas e não o que
os seus parceiros masculinos, a religião ou a sociedade gostariam que fossem.
O objetivo da
campanha da United Colors of Benetton, concebida e criada pela Fabrica, pretende
ainda sensibilizar o mundo para a necessidade de intervir no sistema de apoio às
mulheres e investir em programas de prevenção, formando rapazes e raparigas com
vista à construção de uma nova cultura baseada no reconhecimento, no respeito
pela diferença e na verdadeira igualdade de oportunidades.
A campanha
surge na sequência das campanhas publicitárias que a United Colors of Benetton
vem adotando ao longo da sua história, optando por uma forma de comunicação nova
e não convencional para representar simbolicamente a desconstrução de
estereótipos e de preconceitos, dizer não à cultura da violência e aos valores
que lhe estão subjacentes, e afirmar veementemente que os homens e as mulheres
devem ter direitos e oportunidades iguais, qualquer que seja a sociedade em que
estão inseridos e em todos os aspetos da vida. Além disso, esta campanha coloca
o acento tônico na urgência de homens e mulheres, em uníssono, repensarem,
agirem e tomarem partido. Tal como afirma o escritor Prémio Nobel da Paz Elie
Wiesel: "a neutralidade favorece o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja
o torturador, nunca o torturado. "
Phumzile
Mlambo-Ngcuka, Diretor Executivo da ONU
Mulheres, disse: "Sabemos que a pandemia de violência que afeta uma em cada três
mulheres e garotas pode ser interrompida. Mas não podemos fazer isso sozinhos.
Precisamos de parceiros que nos ajudem a aumentar a consciencialização e a
promover uma cultura de tolerância zero para com esta persistente violação dos
direitos humanos. A Benetton é um desses parceiros. A campanha da Benneton
lançada no Dia Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres apoia os
nossos esforços globais. Agradecemos este empenhamento na nossa causa. "
Erik Ravelo,
responsável do Social Engagement Campaigns da Fabrica, o Centro de Investigação
em Comunicação do Grupo Benetton, e criador da campanha afirma: "A Fabrica
conferiu sempre uma atenção especial à comunicação socialmente responsável e
está feliz por ter colocado a sua criatividade ao serviço da sensibilização da
opinião pública sobre o tema da violência contra as mulheres. Uma flor no lugar
de uma pedra para dizer "não " a uma violação dos direitos humanos com
implicações físicas e psicológicas indeléveis, e que encontra a sua expressão em
todas as classes sociais ".
A Fabrica
também concebeu uma instalação, Facing, constituída por uma série de
painéis de metal que representam o "lado positivo" de rostos de mulheres
agredidas e desfiguradas: ao contrário do que realmente aconteceu, o ácido
retalhou-lhes os contornos mas deixou intacta a sua beleza. Estes painéis irão a
leilão em 2015 e as receitas arrecadadas serão doadas à UN Women.
Ácido e
pedras, uma metáfora de todas as formas de violência perpetradas contra as
mulheres, com mãos, facas ou armas. A campanha tem o duplo sentido de celebração
e alerta, e coloca-nos perante uma questão sem resposta: por que razão as
mulheres são mais frequentemente vítimas de violência do que de
respeito.
O dia 25 de
novembro assinala o início oficial dos Orange Days (que terminam 10 de dezembro
de 2014), uma iniciativa da UN Women, que se estende ao longo de 16 dias, para
recordar a luta pelos direitos das mulheres, na qual participará a sociedade
civil através de eventos em todo o mundo.
A partir
deste dia, a Fundação UNHATE, coração do empenhamento social do Grupo Benetton,
abrirá a sua própria plataforma digital, www.unhatenews.com
(resultado de uma colaboração com UNDPI - United Nations Department of Public
Information), às contribuições de jovens de todo o mundo entre os 18 e 30 anos,
que poderão, assim, dar conhecimento do que gostariam que se tornasse realidade
sobre temas de atualidade para a sociedade contemporânea e prioritários
relativamente à agenda das Nações Unidas (a chamada “MDGs and post-2015
Development Agenda”), entre os quais: desenvolvimento e meio ambiente, luta
contra o terrorismo e construção da democracia e direitos humanos, com especial
ênfase nos direitos das mulheres. Entre as 100 participações mais clicadas, dez
serão escolhidas pela Fundação UNHATE de acordo com a missão da Fundação e
transformadas, em colaboração com o UNDPI, em projetos sustentáveis,
a
serem concretizados 2015.
A colaboração
do Grupo Benetton e da Fundação UNHATE com a UN Women já obteve resultados
concretos em 2014, graças ao projeto Safe Cities Free of Violance against
Women implementado na cidade de Kigali, Ruanda, que se insere num programa
mundial da ONU que visa combater a violência contra jovens mulheres (em cinco
cidades do mundo) através de uma abordagem artística e criativa. Esta
colaboração prosseguirá em 2015.
A nova
campanha social da United Colors of Benetton representa ainda a última etapa de
uma colaboração de quase vinte anos com a ONU e os diversos organismos, que teve
início com a imagem simbólica de uma colher de madeira sobre um fundo branco
concebida para a primeira Cúpula Mundial da Alimentação da FAO (Organização das
Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), realizada em Roma no mês de
novembro de 1996. Trata-se de uma colaboração que representa um valioso
reconhecimento do valor e da qualidade das campanhas da United Colors of
Benetton, que há já mais de 10 anos se debruçava sobre questões sociais de
relevância mundial e se abria à participação ativa em projetos sociais e
universais, trabalhando com diversas entidades internacionais.
Com a criação
da Fundação UNHATE em 2011, que se ocupa das gerações mais jovens e procura
contribuir, sobretudo, para difundir uma nova cultura contra o ódio, as
campanhas da United Colors of Benetton começaram a chamar à participação milhões
de utilizadores em todo o mundo, através de plataformas e de aplicações
digitais, estendendo o debate sobre os temas lançados nas suas campanhas.
United Colors
of Benetton Pátio Batel
Av. do Batel,
1868 - L2 - LUC 204 - Curitiba - PR
Piso: L2 / Área: 204
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Contatos:
Tel: +55 41 3020-3397
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