Todo sistema de franquias implica na transferência de know-how por parte do
franqueador – detentor da marca – aos seus clientes. Os processos operacionais,
bem como identidade visual, padrão arquitetônico e a oferta de produtos ou
serviços, devem ser minuciosamente especificados, a fim de se criar uma
formatação própria, a qual é baseada em um histórico assertivo.
O padrão dentro
de uma franquia representa sua assinatura, pois é por meio do conjunto de
detalhes que o consumidor identifica a marca. Essa espécie de “manual” seguido
em todas as franquias de uma rede, independente da localidade, dá ao cliente a
segurança de estar adquirindo um produto ou serviço de qualidade, conforme
constatado em uma experiência de compra anterior. O modelo proposto pelo
franqueador envolve dezenas de normas, as quais seguem também os padrões do
segmento em que a marca está inserida.
No caso do setor de Limpeza e
Conservação, por exemplo, existem regras mais específicas para garantir a
qualidade do serviço ofertado. De acordo com Maria Alzira Linares, proprietária
da Lavasecco Franchising, os layouts das lojas são de fundamental importância
para a execução das atividades dos funcionários. A disposição de cada máquina de
lavar, área de secagem e de passadoria devem ter uma lógica operacional,
facilitando a movimentação dos colaboradores. “Ainda na questão ‘projetual’,
todas as lojas da Lavasecco utilizam luminárias de LED, pois, além da redução do
custo de energia elétrica, esse tipo de luz permite uma melhor avaliação da peça
trazida pelo cliente, seja para identificar manchas ou defeitos do tecido”,
explica a empresária.
Assim como o
projeto arquitetônico da franquia deve seguir certos padrões, o atendimento ao
cliente precisa ser igual em todas as lojas da marca. Para isso, a Lavasecco
investe no treinamento da mão de obra com cursos de reciclagem frequentes. “O
padrão começa logo no balcão, quando a funcionária recebe o cliente e faz uma
primeira triagem das peças, identificando o tipo de limpeza recomendada para
cada uma”, elucida Maria Alzira. Segundo a franqueadora, foi estabelecida uma
“linha de montagem” nessa fase do serviço, pois, após a primeira checagem,
existem novas avaliações e até mesmo consulta a um manual – quando necessário –
para verificar o procedimento de limpeza correto.
Padronização de
uniforme dos funcionários, dos sistemas operacionais e das ações de marketing,
são outros exemplos que garantem a identidade da marca. “O cliente tem que se
sentir seguro em todas nossas lojas. É claro que algumas adaptações são
necessárias conforme a loja, mas a essência se mantém”, finaliza a proprietária
da Lavasecco Franchising.
Serviços:
Lavasecco
Franchising
Lojas em São Paulo (SP), Cotia
(SP), Santo André (SP), Belém (PA), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Londrina
(PR) e Maringá (PR).
SAC: 0800 771 21
61
www.lavasecco.com.br
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