Páginas

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Jornalistas de Curitiba receberão Manual de Problemas Médicos do Futebol

A SBRATE (Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia no Esporte) um dos doze comitês de especialidade vinculados à SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), distribuirá aos jornalistas o "Manual Básico de Traumatologia do Esporte para a Imprensa", que detalha os principais problemas ortopédicos que podem ocorrer numa partida de futebol. O material esclarece o que é a gravidade, diagnóstico, tratamento e tempo de recuperação de concussões, entorses, luxações, fraturas e rupturas de ligamento, entre outros temas.

Durante o encontro gratuito, que acontece na próxima segunda-feira, dia 9, no IVEP (Instituto VITA de Ensino e Pesquisa), em Curitiba, especialistas do Hospital VITA ficarão à disposição dos jornalistas para esclarecer dúvidas sobre termos e problemas médicos. Entre eles, Dr. Mário Namba, Dr. Álvaro Chamecki, Dr. Henrique Carvalho, Dr. Edilson Thiele, responsável médico da sede Curitiba da FIFA, e Dr. Lúcio Ernlund, que é vice-presidente da SBRATE.

A iniciativa foi anunciada recentemente pelo presidente da SBRATE, Dr. Paulo Lobo Júnior, que determinou a cada Regional das cidades-sede da Copa e a várias outras, num total de 17 capitais, que convoquem uma entrevista coletiva para distribuição do material aos profissionais da imprensa. Além de Curitiba, outras cidades receberão o evento, como Vitória, São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Cuiabá, Natal, Brasília, Goiânia, Porto Velho, Florianópolis, Fortaleza, Recife, entre outras.

APOIO DA FIFA E DA SBOT
O ‘Manual Básico de Traumatologia do Esporte para a Imprensa’ foi preparado pela primeira vez há alguns anos por ortopedistas de São Paulo e de Goiânia para torneios regionais. O documento foi tão útil que o médico da Confederação Brasileira de Futebol, Dr. José Luiz Runco, que também presidiu a SBRATE, apoiou a ideia de um manual para os profissionais que trabalharão na Copa do Mundo - proposta que teve integral apoio da FIFA e colaboração da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

"A concretização da proposta foi facilitada pelo fato de que, em cada cidade-sede, a FIFA terá um ortopedista como elemento de ligação entre a equipe médica das seleções e a infraestrutura de Saúde da cidade", destaca Lobo.

NECESSIDADE
A necessidade do ‘Manual’ é patente, segundo os médicos, que gostam de citar a colocação do ortopedista e jornalista Osmar de Oliveira sobre a pergunta de um colega no ar, se determinado atleta tivera "algo sério ou só uma luxaçãozinha". O próprio Osmar explicava que luxação é o deslocamento total de uma articulação, quando há perda total da congruência de um osso com outro, diferente da entorse, que é um pequeno desvio momentâneo da articulação. Osmar reforçava a explicação com a lembrança da saída de Emerson da Copa de 2002 quando, durante uma brincadeira num treino, sofreu uma luxação no ombro, que o afastou de todos os jogos.

Outro problema pouco conhecido e que o ‘Manual’ explica é o que ocorre numa concussão, quando a bola bate com força na cabeça ou no rosto. O ‘Manual’ traz, além dos conceitos de anatomia, ilustrações do que ocorre com o cérebro no momento de uma concussão, explicações de porque o atleta pode até desmaiar e detalhes sobre os exames, inclusive de ressonância, que permitem ao médico avaliar a importância do trauma.

Como apoio adicional aos jornalistas, o ‘Manual’ trará os nomes dos médicos da SBRATE que atuarão em cada cidade-sede e o endereço eletrônico do site (www.sbrate.com.br), onde todos os mil médicos integrantes da sociedade estão listados, com os respectivos e-mails.

SERVIÇO
Palestra sobre as principais patologias do trauma do esporte e os termos corretos para explicar essas lesões
Local: IVEP (Instituto VITA de Ensino e Pesquisa)
Endereço: Hospital VITA Curitiba - BR 116 - km 396, número 4.021 - Bairro Alto - Curitiba - PR
Data: 09/06, segunda-feira
Horário: 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante, deixe comentário para nós!
(Posts ofensivos serão removidos).