Páginas

terça-feira, 1 de abril de 2014

Pratos do Gastronomix 2014 terão impacto reduzido para a natureza

A parceria do Gastronomix, quermesse de alta gastronomia do Festival de Curitiba, com o Gastronomia Responsável, movimento que leva a conservação da natureza ao preparo dos alimentos, continuará na edição de 2014. Todos os pratos servidos no evento serão preparados seguindo os quatro princípios da iniciativa - utilizar integralmente os alimentos, trabalhar com fornecedores locais, usar integralmente os ingredientes e não utilizar espécies que estejam ameaçadas de extinção.

Como não poderiam faltar, serão realizadas duas aulas-show para o preparo de ‘pratos responsáveis’, como são chamadas as receitas produzidas a partir dos princípios do Gastronomia Responsável. No sábado (05), ao meio dia, o chef Lênin Palhano, dos restaurantes C La Vie e Terra Madre, irá preparar a ‘Tilápia com pupunha de Morretes assada, vegetais orgânicos da estação ao molho missô den com laranja’. Já no domingo (06), é a vez de Celso Freire, curador do Gastronomia Responsável e chef do Zea Maïs, comandar o preparo do ‘Gnocchi de Abóbora com ragu de linguiça’, às 15h.

No estande do movimento, decorado no estilo de um ‘empório’, os visitantes poderão participar de uma atividade interativa e experimentar deliciosos brigadeiros gourmet, também preparados de acordo com os princípios do movimento nos sabores limão siciliano, laranja e banana.

Além disso, a edição 2014 tem novidade: serão espalhados pelo evento cinco mini lounges responsáveis. As mesas e cadeiras desses espaços são feitas de reaproveitamento de pallets, estruturas de madeira utilizadas para carregar mercadorias. O objetivo é oferecer espaços de descanso que sejam confortáveis e sustentáveis. “Queríamos proporcionar uma experiência completa ao participante, desde o alimento saboroso, com impacto reduzido para o meio ambiente, até a comodidade do descanso. Tudo para remeter à conservação da natureza e mostrar como dependemos dela e como pode ser simples incluí-la em nossas vidas”, afirma Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição que criou o Gastronomia Responsável.

Os ingressos para o Gastronomix custam R$10 e podem ser adquiridos nos quiosques do Festival de Teatro de Curitiba no ParkShoppingBarigüi, Palladium Shopping Center e no Shopping Mueller, ou ainda pela internet no site www.festivaldecuritiba.com.br. As aulas show do Gastronomia Responsável são abertas a todos os participantes do evento.

Movimento nacional
Criado pela Fundação Grupo Boticário em Curitiba em 2010, o Gastronomia Responsável tem hoje amplitude nacional, com participação de 50 restaurantes em oito estados brasileiros, sendo que 28 deles estão na capital paranaense. Cada estabelecimento possui ao menos um prato que é preparado seguindo os quatro princípios do movimento.

Para conhecer mais sobre o Gastronomia Responsável e verificar a lista completa dos restaurantes participantes e suas receitas, acesse www.gastronomiaresponsavel.com.br. No portal, também é possível compartilhar uma receita criada e descobrir vários pratos postados por outros internautas.

Gastronomix
Data: 05 e 06 de abril
Local: Museu Oscar Niemeyer
Horário: das 11h às 17h
Ingressos: R$10
Bilheterias: Shopping Mueller, Palladium Shopping Center e ParkShoppingBarigüi.

Mais informações: www.festivaldecuritiba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante, deixe comentário para nós!
(Posts ofensivos serão removidos).