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quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Empresa curitibana traz um verão de novidades no palito


Depois de inauguradas unidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, alcançando o número de duas lojas próprias e 10 franquias em menos de um ano, a Los Paleteros já tem agendadas inaugurações de seis novas franquias em janeiro de 2014. 

Primeira e única franquia de paletas mexicanas do país, a Los Paleteros é uma marca que nasceu em Curitiba em 2012, e se consolida como um case de sucesso em menos de um ano. O segredo foi a decisão de apostar em um produto inovador, exclusivo e de alta aceitação no país. "O mercado de sorvetes cresceu 70% nos últimos cinco anos e há uma aposta de aumento de 24% nos próximos quatro anos. Hoje já contamos com uma aceitação de 95% dos nossos consumidores, o que reforça nossa expectativa em relação à expansão dos negócios", dizem os sócios Gilberto José Verona Filho e Gean Francesco Derosso Chu, que estão à frente da marca. 



Focada na fabricação e comercialização de picolés inspirados na gastronomia mexicana, a Los Paleteros teve rápida ascensão após o lançamento da primeira loja em Balneário Camboriú. Logo no primeiro dia, longas filas de consumidores loucos para conhecerem a novidade se formaram em frente à loja. A estratégia de apresentar as paletas no verão catarinense, que atrai turistas de diferentes estados, fez tanto sucesso que, antes mesmo do final da temporada, já havia mais de 120 empreendedores interessados em franquias da Los Paleteros. Hoje são mais de 800 empreendedores de todo país interessados em apostar na marca.

Saudável e natural
Mas afinal, qual a diferença entre um picolé nacional e as paletas mexicanas? Além de muito mais saborosos, o produto da Los Paleteros é totalmente natural, isento de conservantes ou corantes químicos. O carro chefe de vendas da marca é o sabor Morango com Leite Condensado, da categoria de paletas Recheadas. Mas há outras opções como as Frutadas, Cremosas e Premium. Sabores conhecidos do consumidor brasileiro como Abacaxi, Banana, Coco e Limão dividem cena com outros mais exóticos como Paçoca, Hibisco com Framboesa, Abacaxi com Pimenta e Banana Caramelizada. Além do diferencial do sabor e dos ingredientes, a surpresa fica por conta do tamanho: as paletas têm peso médio de 120g, praticamente o dobro dos picolés tradicionais.



Franquias
A Los Paleteros implantou o sistema de franquias após um criterioso estudo de mercado, que propicia ao franqueado uma leitura exata do investimento que irá fazer e de seu retorno. "Apesar de uma empresa jovem, estamos em contínuo processo de expansão e contamos com know how necessário para assegurar aos fraqueados todo suporte necessário para instalação, operação e funcionamento das lojas", declara Gean Francesco Derosso Chu.

Identidade visual
Outro atrativo aos franqueados é o projeto arquitetônico das lojas, criado pelos arquitetos Geane Chu e Vinícius França, da empresa Promenade Arquitetura. As lojas e quiosques são decorados com elementos que remetem à cultura mexicana, com temas astecas e motivos contemporâneos, exibindo um ambiente colorido, alegre e agradável. A identidade da marca é reforçada por três personagens: os paleteros Santiago, Emiliano e Alejandro, figuras tipicamente mexicanas, criadas em conjunto com a Human Design e Comunicação, agência responsável pela identidade visual da Los Paleteros, para interagir com o público através das redes sociais.



Redes sociais
O sucesso que as paletas fazem entre os consumidores é prontamente verificado pelas ações da marca na internet. Em apenas 12 meses, a página da Los Paleteros no Facebook recebeu mais de 65 mil curtidas, despertando a curiosidade e tornando as paletas desejo de consumo daqueles que ainda não experimentaram o produto. 

Expansão da fábrica
A Los Paleteros está investindo R$ 9,5 milhões na construção de uma fábrica, na cidade de Barracão, no sudoeste do Paraná, para suprir a demanda das franquias que estão sendo implantadas. A nova fábrica terá 4.500m2 de área construída (a primeira tem 350m2). Inicialmente a produção da Los Paleteros tem foco no mercado brasileiro, para depois expandir para os países do Mercosul.

Para se ter ideia, inicialmente, a fábrica da Los Paleteros em Curitiba começou a operar com uma capacidade de produção de 60 mil picolés ao mês, suficiente para abastecer a primeira loja. Posteriormente a produção foi ampliada para 12 mil picolés ao dia, para abastecer as primeiras franquias. A nova fábrica começa suas operações com metade do potencial de produção, que permite abastecer 40 novas lojas em 2014. 



Onde a Los Paleteros está presente (dados até dezembro de 2013)
Shopping Estação - Av. Sete de Setembro, 2775, Rebouças - Curitiba - PR
Palladium Shopping Center - Av. Presidente Kennedy, 4.121 - Portão - Curitiba - PR
Shopping Curitiba - Rua Brigadeiro Franco, 2300 - Batel - Curitiba - PR
Shopping Avenida Center - Av. Mauá, 3094 - Maringá - PR
Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1160, Batel - Curitiba - PR
Shopping Downtown - Avenida das Américas, 500, Barra da Tijuca - Rio de Janeiro -RJ
Plaza Shopping - Rua XV de Novembro, 8, Centro - Niterói - RJ
Shopping Iguatemi - Av. Madre Benvenuta, 687, Santa Mônica - Florianópolis-SC
Shopping Center Itaguaçu - Rua Gerôncio Thives, 1079 - Barreiros - São José-SC 
Balneário Camboriú - Avenida Brasil, 1815, Centro - SC
Joinville Garten Shopping - Av. Rolf Wiest, 333 - Bom Retiro - Joinville-SC
Center Vale Shopping - Av. Dep. Benedito Matarazzo, 9403 - São José dos Campos-SP

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