Páginas

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Senhor Garibaldi traz o hot dog gourmet artesanal a Curitiba

A região da Rua Itupava, em Curitiba (PR), ganhou mais um point gastronômico no dia 17 de setembro. O Senhor Garibaldi, sucesso lançado em fevereiro, que até o momento atuava através do sistema de delivery e participações em feiras gastronômicas e eventos como Alto Juvevê, Vinada Cultural e Augusto Stresser, ganha agora um espaço físico, em um dos pontos mais gastronômicos da cidade: Rua Itupava, número 1377. O Senhor Garibaldi, o primeiro hot dog gourmet artesanal da capital paranaense, já inaugura sendo o queridinho dos curitibanos, afinal, foi escolhido o melhor entre os 10 concorrentes da Vinada Cultural, realizada em abril, no Passeio Público.

            O conceito do Senhor Garibaldi foi criado pelo publicitário e chef Horácio Coutinho Júnior, e abre suas portas em parceria com os empresários Vaneska Berçani e Rene Rodrigues Júnior. “Pesquisando na gastronomia, percebemos que o cachorro-quente não evoluiu como outros sanduíches, a exemplo do hambúrguer. E a possibilidade desse novo caminho, desconhecido, nos motivou a criar. Agradar o público com um produto tão popular é difícil e requer muito compromisso com o que está sendo produzido e é nisso que trabalhamos”, afirma Coutinho Júnior.

            Apesar da operação simples (nas feiras de rua, cada sanduíche é feito em apenas 12 segundos), o hot dog é bastante diferenciado, pelos ingredientes utilizados e pela junção de sabores especiais, como o pão francês e a salsicha artesanal.         

            Entre os destaques do cardápio estão: o Americano (cebola empanada frita, salsicha artesanal bovina de 70g recheada com queijo, molho barbecue e maionese); o Europeu (salsicha artesanal tipo Viena, chucrute, mostarda escura e creme de queijo); e até o Vegetariano (duas salsichas vegetais, raiz forte, batata palha, beterraba, mostarda amarela, catchup e maionese). Além dessas e de outras opções salgadas, tem também opções doces como as “Bombinhas” que são feitas com pãezinhos de leite, creme de chocolate e avelã, banana seca e amendoim moído.

            O público também poderá conferir o cardápio pelo serviço de delivery, disponível para os bairros: Alto da Glória, Alto da XV, Cabral, Hugo Lange, Juvevê, Ahú, Centro Cívico, Cristo Rei, Jardim Social, São Francisco, Bacacheri, Bairro Alto, Boa Vista, Bom Retiro, Jardim Botânico, Mercês, Rebouças, Tarumã, Água Verde, Batel, Bigorrilho e Vista Alegre.

            O projeto arquitetônico é outro diferencial. Na entrada, uma pequena praça serve de complemento da calçada, na qual foi instalado um bicicletário e um deck embaixo de uma árvore Quaresmeira, destacados por um grande espelho. Na parte interna, chama a atenção uma “grande mesa” para 10 lugares, criando um ambiente coletivo que é tendência mundial. Além disso, um quadro de giz e a tipologia característica do Senhor Garibaldi, como o bigode, dão o toque final à decoração.



FRANQUIAS
O restaurante da Itupava já foi criado no modelo de Brand House para o desenvolvimento de micro-franquias do Senhor Garibaldi, onde será aplicado o projeto desenvolvido e serão criados novos produtos, além de testar todos os procedimentos a serem replicados nas franquias. “A ‘Brand House’ terá funcionamento semelhante ao que iremos aplicar futuramente nas demais unidades - a franquia dará apoio nos produtos, fornecedores, marketing e administração, enquanto o restaurante cuidará da operação local”, explica Coutinho Júnior.

            Antes mesmo da inauguração, já foram dezenas de pedidos de franquias em mais de 10 estados do Brasil. “Na área de restaurantes pretendemos até a metade de 2014 iniciar processos de mais 10 casas distribuídas no Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Na área de eventos, estamos segmentando 2014 a 2016 com a entrada em oportunidades que os grandes eventos do Brasil vão gerar. Faremos os primeiros testes até novembro no Estádio Mané Garrincha, em Brasília”, complementa o empresário.

O NOME
Há seis anos, Horácio tinha um restaurante de cozinha brasileira situado na Praça Garibaldi. Devido à localização, ele criou o personagem e uma história para o Senhor Garibaldi, o que trouxe bastante reconhecimento. Com o novo restaurante, a ideia foi aproveitar o Senhor Garibaldi e reposicionar a marca.  

Foto: Pablo Guia


A LENDA DO SENHOR GARIBALDI
Foi durante a busca pelos lendários túneis no centro histórico de Curitiba que tudo começou. Esses túneis, dizem, serviram como rota de fuga em caso de ataques durante a Segunda Guerra Mundial. E em um deles, exatamente no trecho que passa embaixo do imóvel de número 53 da Praça Garibaldi, foi encontrado um misterioso baú.

A descoberta alvoroçou o mundo científico e trouxe à capital paranaense, geólogos, historiadores e pesquisadores de todas as partes do mundo.

Dentro do baú – segundo especialistas, feito com uma madeira já extinta, da época do profeta Maomé – havia pedaços de tecido que seriam do Santo Sudário, uma pequena caixa com cinzas que os especialistas acreditam ser do ano 64 d.C., quando o Império Romano foi incendiado. Um batom vermelho já quase no fim, que testes de DNA acusariam ter pertencido a Marilyn Monroe, flores secas, supostamente colhidas nos Jardins da Babilônia, mechas de cabelo que teriam sido cortadas de Sansão, uma carta escrita à mão e assinada por Martin Luther King, um curioso e surrado par de sapatos feitos com camurça azul com amigável bilhete: “Thanks for borrowing me your blue suede shoes. E.P.”.

Eram muitas relíquias. Tudo sem data ou referências de local e sem a menor ligação entre elas.

E, junto a esse tesouro de valor inestimável, um diário. Forrado com um tecido preto e com cantoneiras de um certo metal dourado, o pequeno caderno continha letras gravadas a ferro e fogo na capa: SENHOR GARIBALDI.

Essa foi a primeira vez que se ouviu falar desse homem, nascido em Curitiba mas que se criou no mundo, que passeou através dos séculos fazendo, com sua história pessoal, a história que hoje lemos nos livros.

A LENDA DO INÍCIO DO HOT DOG
Sempre preocupado com os melhores sabores, o melhor ambiente e a satisfação dos seus amigos que frequentam sua casa, o SENHOR GARIBALDI rodou o mundo a procura das melhores receitas.

Após muito procurar, encontrar bons produtos e ainda não se dar por satisfeito, chegou a Eisenach, cidade alemã, localizada na Turíngia. Cansado após uma longa peregrinação, sentou em uma pedra em frente ao Castelo de Wartburg e ficou contemplando a paisagem.

Após alguns minutos, ouviu um jovem caminhando tocando órgão, que se aproximou, largou o instrumento musical e disse: “Senhor, acabei de inventar essa música. Chamo ela de “Concertos de Bradenburgo”. Você gostou?”

O simpático SENHOR GARIBALDI respondeu de forma afirmativa. O jovem sorriu, identificou-se como Johann Sebastian e como forma de gratidão retirou um embutido do bolso e entregou ao SENHOR GARIBALDI.

“Essa é uma salsicha mágica. Guardamos essa receita por várias gerações de minha família. Entrego a você para que o Senhor possa levar a todo mundo o sabor que meus antepassados já admiravam. Quem come essa iguaria tem momentos de felicidade intensos. Faça valer a pena”, afirmou o jovem Johann.

O jovem pegou suas coisas, levantou e caminhou em direção ao horizonte. Junto com a salsicha, SENHOR GARIBALDI encontrou um pão crocante e um pacote de chucrute.

Faminto, mordeu um pedaço do embutido juntamente com os demais ingredientes, seu olho brilhou e ouvindo a música ao fundo tentou se comunicar com o jovem: “Mas Bach. Isso é uma delícia”. Era tarde. O jovem já havia partido.

Vaneska Berçani e Rene Rodrigues Júnior e Horácio Coutinho Júnior


Serviço:
Rua Itupava, 1377, Alto da XV – Curitiba (PR)
Tel: (41) 3029-8006
Horário de funcionamento:
2ª: das 18h às 22h
3ª a 5ª: das 18h às 23h
6ª: 11h45 às 14h, das 18h à 00h
Sábado: 11h45 à 00h
Domingo: 11h45 às 22h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante, deixe comentário para nós!
(Posts ofensivos serão removidos).