Páginas

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

“Consumidor brasileiro está cada vez mais sofisticado”, diz Ferreirinha

O badalado consultor Carlos Ferreirinha, especialista em gestão e inovação de negócios de luxo no Brasil, realizou uma palestra na sede da Cyrela Paraná, na última terça-feira, dia 1º. Participaram cerca de 100 colaboradores da Incorporadora e corretores da Seller, braço de vendas da Cyrela Paraná. Ferreirinha apresentou o cenário do crescente mercado de luxo no Brasil, tendo em vista os empreendimentos da Cyrela Premium em Curitiba. “Temos que aprender a contar uma boa história para despertar sensações e encantar o cliente, que mudou muito o comportamento, são novos consumidores e novos hábitos de consumo”, ensinou.

O consultor, que também é empresário e presidente da MCF Consultoria, em São Paulo, contou que a vinda de marcas como a Prada e a Louis Vuitton para Curitiba é um sinal de que o mercado da capital paranaense sofreu grandes mudanças, nos últimos anos. “Foram seis anos de negociação, sem intervalos, para trazer essas grandes marcas para cá. Tiveram que provar as alterações no padrão de consumo do curitibano, que assim como resto do Brasil vêm sofisticando os seus gostos e expectativas como consumidor”, informou ele, mostrando como a região do Batel está se posicionando como um perfil de alto padrão na cidade.

Os lançamentos imobiliários Premium da Cyrela Paraná, o Batel 1550 e o Dom Batel, reforçam essa vocação do bairro. Os empreendimentos, localizados em endereços privilegiados de Curitiba, propõem conceitos inovadores, luxuosos e de sustentabilidade para residências e escritórios - estes só no 1550. Os empreendimentos exclusivos, além de preservarem edificações históricas que fazem parte do patrimônio do bairro, também incrementam o cotidiano dos moradores e frequentadores da região com um conjunto de serviços como cafés, boutiques e lojas de grife.

O brasileiro, segundo Ferreirinha, está entre os cinco maiores consumidores globais. "O Brasil é um arquétipo do consumo jovem. Mais de 50% da população têm entre 15 e 35 anos. Eles ‘amam marcas’, são conscientes da moda, impulsivos, autoconfiantes, buscam inovação e novas experiências e fazem uso das mídias sociais. Dados mostram que, por dia, surgem novos 19 milionários do País, destes, um terço tem menos de 35 anos de idade", apresentou. “Embora o País apresente um crescimento lento em 2013, a taxa de desemprego é a mais baixa na história do Brasil, há o aumento de renda em todas as classes sociais e o consumo das famílias continua crescendol”, reforçou.

Mudanças - O especialista lembrou que o Brasil é o terceiro maior mercado de perfumaria no mundo e o número um em vendas de óculos de sol, por exemplo.  “Hoje temos 450 shoppings centers em funcionamento no País, a previsão é que, até 2017, esse número dobre. É dentro dos shoppings centers que se concentram as vendas do varejo. E quando o consumidor entra no shopping, ele passa a ser educado pelas vitrines, restaurantes e serviços personalizados. O cliente vive aquela experiência e sai com outras expectativas em relação ao atendimento, seus padrões passam a ser alterados”, explicou Ferreirinha.

Por isso, a necessidade de estar antenado com essas mudanças de comportamento e exigências do consumidor brasileiro. “A única coisa que tenho certeza absoluta é que o Brasil não será mais o mesmo. Há 16 anos tínhamos um padrão de consumo simples, básico. Hoje, temos aqui o terceiro maior vendedor de maquiagem MAC do mundo, em Pernambuco, e um dos maiores vendedores de Porsche, em João Pessoa, na Paraíba. Quem trabalha com vendas, não pode fazer todo dia a mesma coisa, do mesmo jeito”, avalia ele, dizendo que a Cyrela Paraná é um exemplo de empresa ‘inquieta’, que está sempre em busca de inovação e oferecer no mercado produtos extraordinários.

“O momento é de reflexão. Devemos decidir se paramos, reduzimos ou aceleramos. É preciso descobrir as oportunidades e inovar. Não se trata de simplesmente de fazer coisas novas. Os padrões de atendimento precisam mudar drasticamente para encantar o consumidor, surpreendê-lo. Se existe uma chance do Brasil se destacar é nos seus serviços, porque temos a capacidade de humanizar o nosso atendimento, o brasileiro gosta de se relacionar com as pessoas”, defendeu Carlos Ferreirinha.


Sobre a Cyrela:

A Cyrela Brazil Realty é uma das melhores incorporadoras do mercado imobiliário brasileiro. Em seus 50 anos de história, mais de 200 mil famílias optaram por morar ou investir em empreendimentos valorizados pelo alto padrão de engenharia, solidez e segurança da companhia. Por seus valores, realizações e trajetória inovadora, a Cyrela construiu um nome respeitado e tornou-se sinônimo de qualidade com mais de 68.780 mil lares entregues, 189 canteiros de obras em andamento em 67 cidades de 16 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Atualmente, emprega mais de 9.000 colaboradores e investe constantemente em pessoas por meio da sua Universidade Corporativa e programas de responsabilidade social. Uma empresa que valoriza os bairros onde atua por meio de melhorias urbanas, cuida do meio-ambiente ao praticar ações sustentáveis em seus empreendimentos e que, acima de tudo, melhora a vida das pessoas.
Esta é a Cyrela, uma companhia de credibilidade, solidez e realização de valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante, deixe comentário para nós!
(Posts ofensivos serão removidos).